quinta-feira, julho 28, 2005

Passagens...

Depois de pesquisar os preços de passagens das companhias resolvi ir pela companhia Iberia. Esta companhia também tem uma taxa no valor de U$ 75 para remarcação da data de volta que geralmente é necessário, uma vez que nenhuma passagem é emitida com validade exata de 12 meses. A British Airways apesar de ter o preço mais caro tem algumas vantagens como vôo direto para Londres e a primeira remarcação é free. O preço total de minha passagem foi U$ 1037 (passagens e taxas). Comprei as passagens na STB (http://www.stb.com.br/). A Iberia faz escala em Madrid. Então, conforme print das passagens segue o roteiro:
Saída Chegada
06/10 - Belo Horizonte (Confins) 06/10 - São Paulo (Guarulhos)
06/10 - São Paulo (Guarulhos) 07/10 - Madrid
07/10 - Madrid 07/10 - Londres
Há um tempo, o site Oi Londres publicou uma matéria referente ás novas regras da imigração. Essa matéria estava muita confusa e com algumas informações erradas. O site da embaixada já disponibilizou as informações corretas e as novas regras começarão a vigorar em 13 de novembro de 2005. Parece que não houve alteração para quem vai como estudante e sim como turista. Agora, todos que quiserem permanecer no reino unido por um período acima de 6 meses terão que solicitar o pré-visto e não apenas os estudantes.
Quanto ao seguro (assistência médica), fui informado por uma agente de turismo da Central de Intercâmbio, que o Reino Unido assinou há aproximadamente 40 dias o Tratado de Shengin que exige o seguro, na entrada do país. Ainda não li nada a respeito, mas enviei um email para a embaixada que respondeu exatamente com essas palavras "O Reino Unido não exige seguro saúde". De toda forma, estou querendo fechar,ao menos, 6 meses de assistência médica e, se necessário, renovo. Dêem uma olhada nos preços na CI que oferece o plano INTERCARE e na STB com o plano ISIS. Lembrando que se, realmente, o Reino Unido estiver assinado esse tratado, o plano deve ter uma cobertura mínima de U$ 30 000 (trinta mil dólares).
Abraços!!!

segunda-feira, julho 25, 2005

Fechamento do Pacote

Eh, chegou o dia! Apesar de todos os acontecimentos em Londres e da morte do brasileiro não mudarei os planos. Programei para, no máximo, dia 20 de Julho estar com o pacote fechado e pago, entretanto o agente de viagem com o qual eu havia combinado tudo viajou e só chegou hoje. E por isso, perdi 11 centavos de reais por libra na taxa de câmbio que estava R$ 4,07 no dia 20/07 e hoje R$ 4,18 durante o fechamento do pacote. Paciência !!!
Estou programando sair do Brasil dia 06 de Outubro, pois assim, terei alguns dias para organizar tudo na chegada em Londres e dia 10 de Outubro começar a estudar.
Já postei, anteriormente, o pacote que eu fecharia, entretanto fiz algumas mudanças. Não fechei a escola na Zona 1! Bom, pensei o seguinte... Fecho um pacote mais barato, e, se caso o EC seja negado (bate na madeira) o dinheiro perdido será menor (multa por cancelamento do contrato). Se, futuramente, isso me prejudicar, pago a diferença e vou para mesma escola na Zona 1. Pelo mesmo motivo, também não fechei o translado do aeroporto até a acomodação. Depois olho isso, uma vez que é mais simples.
A escola é TLSI (The London Skills Institute) que fica à 20 minutos da acomodação que ficarei no primeiro mês, que também é na Zona 2. A duração do curso será de 12 meses e o pacote custou £899 (curso e 1 mês de acomodação).
Agora começarei a olhar a passagem aérea. A British é a companhia aérea que tem as passagens em torno de 40 dólares mais caras que a companhia com o preço mais em conta, mas o vôo é direto para Londres. Menos cansativo! As passagens fecharei na STB (www.stb.com.br), mas ainda não sei qual companhia. Talvez seja legal fazer escala na Espanha ou Itália durante a viagem! Ou não!!
Outra coisa que fiquei de verificar é o seguro de vida. Minha família está “infernizando” para que eu vá com seguro. Além disso, outros fatores entram na decisão como o a necessidade do seguro de vida para entrar em alguns países de Europa. Imagina deixar de conhecer os lugares por não ter o seguro! Ainda não sei; darei uma pesquisada nos preços e depois posto!
Agora estou aguardando a chegada das cartas de acomodação e da escola para que então eu possa mandar toda a documentação para a Embaixada Britânica, solicitando o EC. Estou adiantando os documentos necessários como comprovantes de renda do meu tio que financiará minha viagem e as cartas que enviarei (do financiador e do meu emprego). Depois posto os modelos de cartas e toda a documentação que eu enviar.
Bom, agora é esperar um pouco...

Abração para Milena e para o Renato, com os quais falei esse fim de semana. Provavelmente lembrarão da frase abaixo. O Blog deles é o All about London.

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota”.
Theodore Roosevelt

Abraços!!!!

sábado, julho 09, 2005

Carteira do Estudante

Eh, como eu havia falado, vou esquecer o que aconteceu e continuar organizando toda a documentação. Como eu já havia programado de retirar a carteirinha de estudante internacional fui ao STB aqui em Belo Horizonte e mandei fazer a carteirinha. É super rápido!!!
Aproveitei e olhei como poderia estar reservando passagem aérea e descobri que as reservas, atualmente, são apenas para 72 horas. Ou seja, para mandar os print de passagem para solicitaçao do EC teria que comprá-las.
Vou pesquisar mais um pouco, mas mandar print de passagem foi iniciativa de uma pessoa e que está sendo seguida por todo mundo . Mas não pede nada disso na documentação necessária para o EC. A passageem não deve se um item para eles negarem o visto, uma vez que independente de qualquer coisa você terá que comprá-la.
Caso o visto seja negado e você solicite reembolso de passagem aérea, eles cobram uma taxa de 100 dólares, mais 80% da passagem (+/- 88 doláres) como multa. Isso varia de acordo com a companhia mas em torno de 180 doláres de multa. Por isso nao queria comprar antes....
Abraçao a todos. Aos poucos vou postando mais....

quinta-feira, julho 07, 2005

Terrorismo

Ehh galera!!
Infelizmente, Londres foi o alvo dessa vez. Fiquei o dia inteiro preocupado. Como vamos saber quais serão as atitudes que o governo britânico tomará referente à imigração?

O problema é que eu estava programando em fechar o pacote no máximo dia 20 de Julho. Espero que até lá tenhamos informações que como está a liberação do EC.
É fato que nos EUA, depois do 11 de Setembro, tudo ficou mais difícil. Vou continuar programando, organizando a documentação e o que for necessário.

Ah, troquei uns email's com uma amiga do meu colega que está em Londres. Ela disse que realmente Londres não deve ser escolha para quem quer ganhar dinheiro. Trabalho não está muito fácil e eles dão preferência para os europeus. Precisarei trabalhar, mas meus objetivos com o trabalho é o meu sustento e também conhecer outros lugares além da Inglaterra.

Abraços!!!